A manutenção é a chave da longevidade de todo e qualquer equipamento, a falta dessa cultura pode fazer com que mesmo o equipamento mais bem projetado, e/ou caro chegue no seu ponto de falha, Uma defeito pode ocorrer no momento que você mais precisa do equipamento e justo no momento que você não está pronto monetariamente para arcar com a manutenção corretiva.
Já a manutenção preventiva como o próprio nome, explica previne problema maiores e se feita por profissionais sérios e responsáveis podem lhe dar margem para programar a troca de peças e componentes desgastados mas que ainda resistem até a próxima manutenção agendada. Normalmente o que determina o prazo entre as manutenções é a demanda de utilização do equipamento e as condições que ele executa o trabalho. Um equipamento de uso fixo tem um desgaste bem menor que um que sobe e desce do caminhão toda semana.
Outro fator causador de problemas é a umidade, cidades longe do mar tem o ar mais seco, já a cidade litorâneas tem além da umidade, tem a salinidade que afeta placas e componentes.

E no mundo digital o que mudou….
Me lembro bem que uma das tarefas que já tive como novato numa empresa de som foi desmontar e montar novamente um console para uma limpeza geral que ia desde a limpeza das placas com álcool isopropílico e limpa contatos até lavar os knobs é isso era feito uma vez por ano logo após os festejos juninos. E não era só a mesa, o sistema inteiro passava por uma revisão. Hoje em dia com os avanços dos aparelhos digitais muitas empresas só limpam os equipamentos externamente e passa limpa contatos nos faders e conectores externos. Até parece com um ditado de minha vô para uma tv antiga que ela tinha, ela insistia em dizer que a poeira conservava o circuito eletrônico. Bem esse foi um dos poucos conselhos dela... que eu não concordo

As consoles digitais são uma realidade e não há empresa que não tenha ao menos uma em sua lista de equipamentos. Um investimento que pode ir de 10 mil a quase 300 mil reais, levando em conta que todo o áudio de um evento ou show passa pela mesa de som, ela deixar de funcionar no meio de um evento não é uma opção de realidade confortável para o locador que terá que arrumar outra às pressas e ficará com sua imagem de fornecedor abalada com o seu cliente. Numa analogia bem pertinente, a maioria dos locadores tem um carro nem que seja o caminhão da empresa, é certamente lembra que deve levar o mesmo , para revisão periodicamente senão o mesmo o deixará na mão. Bem, porque que com as consoles digitais a grande maioria não faz o mesmo ? Só fazem manutenção corretiva ou seja quando quebra , conserta ?
Voltando a analogia com o carro , a maioria sabe que o pneu careca vai dar problema, porém quando o primeiro fader depois de anos começa a dar sinais de cansaço a primeira coisa é reclamar do preço do fader original e ainda só troca o problemático, óbvio que outros pelo tempo e ciclos logo irão dar problema.

Atualizar é importante
Os equipamentos digitais recebem melhorias de software ou seja ao decorrer de sua vida útil o fabricante pode acrescentar melhorias e ajuste no seu programa interno , o firmware. Equipamentos com versões antigas muitas vezes dá dores de cabeça para os técnicos de bandas e reclamações para aquelas pessoas que estão atendendo pela locadora. O ideal e aproveitar o período de manutenção preventiva para atualizar e testar o sistema antes de voltar a estrada, JAMAIS atualize equipamentos durante eventos os ou shows

Prevenir e mais barato que remediar
No caso de uma manutenção programada seu equipamento em teoria não tem defeito e a assistência técnica cobrará um preço fixo, parecido com custo de uma revisão veicular, caso detectado algum problema você pode sem pressa ou urgência resolver a demanda, já que como o nome diz você se PROGRAMOU para fazer aquele serviço, e não pagará taxas extras para que a peça chegue urgente pois o show é no próximo sábado. Nem precisará alugar uma outra mesa a peso de ouro pois precisa cumprir com sua palavra mesmo que isso signifique prejuízo.

E aí depois de ler esse texto já programou a sua próxima manutenção ?


Lazzaro Jesus

Textos interessantes relativos ao assunto
http://meiobit.com/133390/oxidacao-fenomeno-a-ser-temido/
http://www.prosoundweb.com/channels/live-sound/the-value-of-maintenance-to-keep-mixing-consoles-in-prime-condition/