Porque Contratar um Coordenador de RF ?

Coordenação de Frequências de um evento.



O que é , para que serve ?

Como o crescente uso de tecnologias sem sem fio o espectro sem fio disponível continua a encolher, a necessidade de alguém para coordenar todos os sistemas sem fio em qualquer evento sério torna-se maior a cada dia. É por isso é cada vez mais provável encontrar um coordenador de frequência em um grande evento, show ou turnê.

Com isso em mente, e como um coordenador de frequência, eu vim com este texto listar as perguntas mais frequentes sobre o que eu faço.

O que faz um coordenador de frequências ?
Uma pessoa (ou equipe de pessoas em um grande evento) que é responsável por garantir que todos os sistemas sem fio em uso sejam compatíveis e que a eles foram atribuídas frequências únicas coordenadas para evitar interferência. Isso é feito com uma variedade de ferramentas, incluindo analisadores de espectro e programas de coordenação de frequência.

Coordenadores de frequência também são encarregados do trabalho de monitoramento e rastreamento de qualquer “INTRUSO” , localizando os usuários sem fio visitantes e a eles atribuir uma frequência compatível com as utilizadas no evento, ou em último caso fazer com que o visitante desligue o seu sistema caso ele seja incompatível com os sistemas já coordenados em uso.

Irei participar de um evento ou festival e fui informado que nele haverá um coordenador de RF. Como devo proceder

Provavelmente você será solicitado a enviar para o coordenador uma lista de todos os equipamentos RF que irá utilizar. Neste informativo você deverá incluir marca, modelo, faixa de frequência e quantidade de cada sistema em uso, bem como onde ele será usado. Veja um exemplo abaixo:

04 x Shure UHF-R, banda J-5 (Microfones) Mesa de Monitor
08 x Shure PSM-900, banda G-7 (IEMs) Mesa de Monitor
Liste também todos os sistemas que estão nos racks dos músicos incluindo o nome do músico e / ou aplicação (Ex:, guitarra, baixo, etc.), marca / modelo de seus sistemas, sua posição no palco, a banda de frequência que cada sistema ocupa e qualquer outra nota especial. Tipo uso de 2 bodypacks para um mesmo receptor, toda informação é bem vinda

Observe que geralmente não é necessário listar as frequência utilizadas , desde que a informação de Banda / Bloco ( RANGE ) esteja correta (assim “J-5” é suficiente em oposição a “J-5, 578-638 MHz”). Além disso, é importante informar QUALQUER coisa que use radio frequência , rádios HT, intercons sem fio, disparadores de efeitos que usem RF etc…
OK, então eu dei ao coordenador tudo o que foi dito acima. O que acontece agora?
O coordenador fornecerá uma lista de frequências compatíveis para usar com seus sistemas. Em eventos em que o spectro esteja muito congestionado nesta lista, também pode haver um período de tempo especificado quando os transmissores podem ser ligados. Por exemplo, a banda irá tocar às 5 da tarde, então você pode ser solicitado a não ligar seus transmissores até às 16h, e também desligá-los às 18h15. Obedeça as regras isso é MUITO Importante!

Também certifique-se os roadies / músicos desligaram seus transmissores no final do seu show. Uma tampa de case cheia de bastões e bodypacks ligados, é um grande gerador de interferências e PROBLEMAS não será bom para a próxima banda deixá-los ligados enquanto desmonta o seu equipamento.

E se houver problemas com algumas das minhas frequências?
Informe ao coordenador o mais rápido que puder , ele DEVE ter um plano B preparado. Às vezes, sua lista será fornecida com frequências de backup para serem usadas nestes casos. Se assim for, informe ao coordenador quais as frequências que deram problemas e quais as de backup você utilizou. Informar o ocorrido ao coordenador ele irá analisar o que gerou o problema e se sera necessário reescanear e localizar a fonte geradora da interferência e ou recalcular a tabela de frequências em uso. Qualquer problema SEMPRE informe ao coordenador de frequências do evento.

O que você não deve fazer é IGNORAR a coordenação para tentar encontrar suas próprias frequências. Segue um pequeno exemplo pra explicar o por quê:
Uma vez, enquanto trabalhava em um premiação, eu dei ao engenheiro de monitor de uma banda sua lista de frequências. Ele olhou para ela e disse, a contragosto: “OK, vou colocá-las, para começar, mas vou fazer meu próprio SCAN porque eu já fui ferrado antes.” (E ele tinha um set-up muito bom com microfones e IEM do mesmo fabricante, associado a um bom programa de coordenação).

Eu ouvi o que ele disse sem retrucar , deixei que ele tomasse a decisão sobre usar ou não , mas no meu relatório fiz uma anotação para ficar de olho no monitoramento para ver o que ele fez ( ele não mudou nada, das frequências que eu passei), mas aqui está o porquê que seria uma ideia muito ruim não telas usado.

Mesmo, ele tendo um setup top de linha, mas o que eu tenho a meu favor é uma lista de 240 frequências que estão, ou estarão, em uso.

Em particular, isso inclui pelo menos 24 canais de bodypacks de Intercom, que são quase sem exceção definidos no modo “push-to-talk & transmit” – significando que eles estão apenas transmitindo quando alguém está falando.

O que significa que a probabilidade de sua varredura enxergá-los é quase nula,no seu scan aparecerá espaços livres que na coordenação estão bloqueados para uso, caso você coloque um transmissor nessas frequências ela sofrerá interferências a cada transmissão do intercom, com a lei de Murphy isso ocorrerá com o microfone do seu ARTISTA principal.

 

Quais são as regras de etiqueta para um evento de coordenação de RF ?
Basicamente , se não esta no seu horário de apresentação não ligue NENHUM dos seus transmissores.
Hoje em dia um pedido como este é relativamente fácil de ser obedecido já que agora a maioria dos sistemas tem um modo de “não transmissão” OFFLINE. Usando esse modo durante a configuração e ajuste de seu setup de in ears ( IEM ) você pode fazer todos ajustes de patch e níveis sem derrubar os Rfs da banda que esta tocando, ou mesmo o apresentador do evento.

”SIMPLES “ Obedeça as diretrizes de RF do Evento”

O mesmo vale para os sistemas VISITANTES, e normal a chegada de equipes de rádio e TV para cobrir o evento / festival , fica para o técnico de áudio da equipe, simplesmente não ligue o seu sistema de RF, procure antes saber se existe alguma coordenação de frequência , e mesmo caso não exista scaneie uma frequência livre antes de iniciar os trabalhos. Caso tenha um coordenador de RF , procure saber dele qual frequência pode ser usada com segurança. O evento agradece este cuidado afinal passamos horas preparando para que tudo ocorra de maneira tranquila e sem falhas.

Link do texto original: CLIQUE AQUI
Autor: Ike Zimbel trabalhou em áudio profissional há mais de 35 anos e dirige Zimbel Audio Productions em Toronto.
Traduzido e Adaptado por: Lazzaro Jesus , diretor técnico da Rental Soluções Técnicas

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Filed Under: LazzaroNoticiasRFiles

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