Problemas de RF – NUNCA use T de BNC … Saiba por quê.

Nesta série de posts, o Marcelo Gratão da MGA Pro Audio irá responder as maiores dúvidas dos usuários de sistemas sem fio ( IEM e Microfones ) se você tem alguma dúvida envie via e-mail para contato@mgaproaudio.com.br ou nos comentários deste post.

FIG 1 T BNC

FIG. 1. Adaptador BNC macho para 2 BNC fêmea.

Para quem não conhece o famoso (T BNC) ele é o senhor da figura acima com essa aparência de inocente ele pode lhe causar mais problemas do que soluções saiba o porque no texto abaixo:

Respondendo a pergunta do titulo. Não devemos fazer o uso deste acessório para ligar 2 sistemas de microfone sem fio porque os sinais de RF não podem simplesmente serem ligados em paralelo, este tipo de ligação ocasiona um descasamento de impedância e compromete a eficiência do sistema.
Quando é necessário ligar dois microfones sem fio em uma antena ou em um canal de distribuidor, devemos fazer esta ligação com equipamentos específicos que forneçam o casamento de impedância e um bom nível de isolação entre as entradas. Este equipamento é o Splitter (FIG. 2).

 

FIG 2

FIG. 2. Imagem de um Spliter passivo 2x duas saídas e uma entrada

 
É muito importante ter o conhecimento de que qualquer tipo de Spliter passivo gera atenuação de sinal, esta atenuação encontramos nas especiações técnicas de cada fabricante, descritas como perda por inserção (Insertion Loss) e giram em torno de 3 dB. Devemos também observar a impedância do Splitter que neste caso deve ser de 50 ohms.
Veremos abaixo alguns exemplos para a utilização destes Splitters. (FIG.3) – Clique nas Imagens para Ampliar

FIG 3a

FIG.3a. Splitter ligando 2 microfones em um par de antenas

FIG 3b

FIG.3b. Splitter ligando 2 distribuidores em um par de antenas

FIG 3c

FIG.3c. Splitter ligando 5microfones em um distribuidor para 4 microfones.

Alguns modelos de Splitter permitem o uso dos mesmos aparelhos como combiner.
Antes de entrarmos no assunto Combiner devo esclarecer que grande parte deles não servem para os in ears. Uma maneira fácil de identificar os combinadores passivos que servem para os in ears é observar duas características nas especificações técnicas, geralmente os aparelhos que servem para combinar TX (IN EARS) colocam em suas especificações técnicas o nível máximo de sinal que suportam, outra característica é o range de frequências que eles abrangem os combiners para TX não costumam ter um range de atuação extenso como os splitters. Para a região do UHF que é onde atuam quase todos os in ears e os microfones encontramos splitters que funcionam desde 5Mhz até 1 Ghz no mesmo aparelho, já para o uso como combiner estes aparelhos atuam somente na região do UHF ou em grande parte apenas em uma fração desta região.

Voltando ao assunto Splitter/combiner, podemos com estes aparelhos ampliar nossa área de cobertura aumentando a quantidade de antenas. Antes de dar exemplos de como e quando aplicamos esta técnica devemos entender claramente o porquê o microfone utiliza 2 antenas.
Todos os microfones profissionais utilizam duas antenas em modo de diversidade, sabemos que quando se perde o sinal de uma antena temos outra já ligada para não haver perda de sinal.
Por qual motivo perde-se o sinal em apenas uma antena e não nas duas
O sinal de RF se propaga em um ambiente refletindo em diversas superfícies, gerando sinais com comprimentos diferentes, estes sinais são chamados de multi-percurso,

FIG 4

(FIG.4) os sinais que chegam ao receptor são a soma de todos os sinais de comprimentos diferentes que refletem em diversas superfícies, estes sinais podem estar em faze e serem somados de maneira positiva ou podem estar em faze oposta cancelando o sinal, dificilmente esta combinação ocorre em duas antenas ao mesmo tempo.
Quando temos a necessidade de captar um microfone em dois ambientes diferentes devemos sempre colocar um par de antenas em cada ambiente, na (FiG.5) temos exemplos de como fazer a distribuição destas antenas com estes combinadores.

FIG 5a

FIG. 5a Conjunto de microfones ligados em um único local para serem usados em 2 ambientes diferentes

 

FIG 5b

FIG. 5b Conjunto de microfones em um palco com avanço.

Para encerrar gostaria de agradecer Lazzaro pelo espaço, agradecer a todos que se interessaram por este texto.
Deixo um convite a todos os membros do GIGPLACE a participar dos nossos posts com comentários, duvidas e sugestões de temas.

Sign Gratão

Share

Filed Under: ArtigosMarcelo GrataoRFiles

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*