Antenas de RF Amplificadas – Você esta usando ERRADO, Saiba porquê

No AntenaUtilizar um amplificador de sinal aumenta o alcance do microfone?
Esta é uma das perguntas que mais tenho respondido ultimamente, por este motivo irei compartilhar este texto e alguns exemplos gráficos aqui no GIGPLACE.
Como é do conhecimento de grande parte dos profissionais que trabalham com sistemas de microfones sem fio, está cada dia mais difícil achar uma frequência livre para sintonizar um microfone, com o intuito de atingir uma gama extensa de profissionais vamos explanar alguns temas antes de chegarmos ao uso do Amplificador.
Enxergar os sinais de RF (Rádio Frequência) só é possível através de instrumentos de medição, neste caso o Analisador de espectro (Fig.1), que nos permite visualizar todos os sinais de RF próximos ao local de análise.
Nestas leituras encontramos diversos sinais que podem ser: emissoras de TV, celulares, rádios de comunicação, link de estúdios para emissoras, ETC…

FG.1 Imagem  analisadores de espectro

              Fig.1   analisadores de espectro de RF

A grande maioria dos microfones sem fio são fabricados na região de frequências do UHF que estão entre os canais TV14 e TV69 (470 a 806Mhz), em cidades metropolitanas e suas proximidades é onde temos mais problemas para achar frequências livres devido à grande quantidade de emissoras de TV, cada canal consome 6 MHz do espectro, na tabela abaixo (Fig.2) podemos ver a grande quantidade de emissoras somente em São Paulo.
Canais SP PNGQuando encontramos um espectro muito carregado até os canais supostamente livres acabam afetados.
Em uma sala de Hotel fechada ou um teatro fechado o nível de sinal destes canais livres tem em média -100dBm, este sinal chamamos de Ruído de piso. Já em um ambiente externo e congestionado como São Paulo o nível do ruído de piso pode chegar a uma média de -80dBm em algumas regiões do espectro.
Sempre ouvimos dizer que o sinal do microfone está fugindo! Esta perda de sinal na maioria das vezes ocorre quando o sinal do microfone chega ao mesmo nível do ruído de piso, veremos na (Fig.3) dois exemplos de sinais em relação ao ruído de piso.

FG 3
Fig. 3 Exemplos de sinais de microfone no espectro.
Na imagem (Fig.3) vemos que ao afastar os microfones da antena o sinal do MIC 1 se perde em meio a uma emissora de TV, o sinal do MIC 2 ainda está visível para o receptor e o sinal do MIC 3 está bem próximo do ruído, muito vulnerável a falhas.
Vamos utilizar este último exemplo para visualizar o que ocorre ao adicionar um amplificador de sinal com 10dB de ganho.

FG 4
Fig.4 Exemplo do espectro com sinais de microfone e 10dB de ganho.

Podemos observar (Fig.4) que as diferenças dos sinais dos microfones com relação ao ruído de piso continuam as mesmas, neste caso o amplificador não aumentaria o alcance do microfone, pois com ou sem amplificador o microfone chegaria ao nível do ruído de piso com a mesma distância.
E quando devemos usar os amplificadores?
Estes servem para suprir as perdas de sinal com o uso de cabos longos ou splitters passivos, neste link a baixo você pode encontrar uma tabela com as perdas de sinal nos cabos RG 213 e RG 58 em suas respectivas frequência e tamanhos. CLIQUE AQUI para Download
Em breve no próximo post irei abordar o uso de splitter passivos citando alguns exemplos de uso e o uso em conjunto com amplificadores.

E para encerrar gostaria de agradecer e parabenizar Lazzaro pelo espaço e sua dedicação para oferecer conteúdo de qualidade e agradecer a todos que se interessaram por este texto.
Deixo aqui um convite a todos os membros do GIGPLACE a participar dos nossos posts com comentários, duvidas e sugestões de temas.

Sign Gratão

Share

Filed Under: Marcelo GrataoRFiles

Tags: , , , , , , , , , ,

Comments (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. José rosa da Silva neto says:

    Uma dúvida eu teria melhor resultado com sinal se por o receptor no centro do palco diminuindo a distância das antenas normais do mic ? Já fiz isso algumas vezes a dúvida é tive sorte ou realmente tive resultado positivo ?

  2. Tingasousa says:

    Gostaria de receber mais sobre rf ou sistemas de sem fio

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*