7 dicas de um Tec de monitor para um Tec de monitor – #Dicas do BARBA

Cory Edwards ME at CL5

Cory Edwards ME usando a CL5 na conferencia da Igreja JESUS CULTURE em Sacramento USA

1- Mixe o Side sempre somando com a volta do P.A.

2- Auxiliares Stereo para vias de fone são essenciais e soam mais musicais.

3- Ter um mic de comunicacao interna facilitara e muito sua comunicacao com banda e roadies.

4- Seja organizado , use fitas , canetas de marcação , faça lição de casa nos softwares de edição das consoles.

5- Ter o controle da passagem de som depende de silêncio e respeito dos envolvidos , é preciso explicar como as coisas funcionarão , você verá que logo que eles perceberão que a passagem de som pode ser mais rápida do que se imagina e se isso acontecer, você  ganhará mais um ponto com a banda , além de fortalecer a sua filosofia de trabalho.

6- Ainda que você tenha pessoas que façam ligações e patchs para você , certifique-se sempre que tudo esta correto.

7- Trabalhar com splitter e combiner de antenas para sistemas sem fio de microfones e in-near são obrigatórios , e tenha a rotina de checar se nos locais onde serao usados nao haverá fugas de RF. Para isso passeie no palco pelos locais que os músicos e o ARTISTA(s) ficarão.

#DicasDoBarba
#MonitorLand

Share

Filed Under: Artigos

Tags: , , , , ,

Comments (5)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Davi Lamego says:

    Como posso fazer com que a passagem de som seja feita bem precisa no caso rápida para não haver problemas como equipamentos e microfonia…?
    E também se caso acontecer de um sistema sem fio como inear fone ou sistema de mic Sem fio adquiram reverberação ou sinais de outros sistemas como Rf…?como posso lidar com isso para que tudo possa ocorrer bem…

    • Davi Lamego sobre a passagem ser rapida considero que primeiramente o engenheiro de monitor tem que ter um tempo antes no stage somente checando o sistema ( Caixas , amplificadores , crossover , microfones , in near , input , console e etc… ) , se essa parte já tiver sido feita o próximo passo é pedir para o engenheiro de FOH deixar o p.a tocando perto do volume que ele acha que trabalhará e se possivel que isso seja feito com os roadies tocando os instrumentos , mas se nao for possivel faça com uma música de referencia msm . Ao invés de sair equalizando as caixas e side deixe tocar e perceba as frequencias que estão voltando do p.a e só retire do side ou caixas os excessos que ficam ao somar com p.a , dessa forma vc equalizará menos , trabalhará com menos volume de side , spots e mexerá menos nas fases . Depois de tudo isto que chamo de check de sistema ai sim vc estara pronto para uma passagem de som rápida com tudo funcionando e não se preocupando com resolver problemas , mas com um processo criativo agora.

    • Davi lamego qnt a segunda questão dos innear ou mic sem fio terem reverberação isso significa quatro coisas : 1- Ambiente reverberante 2- Mic muito longe da fonte sonora 3- Uso excessivo de reverb 4- Soma das ambiencias capatadas pelos mics

      1-Se o ambiente for reverberante tente reduzir as frequencias q realçam naquele ambiente com eq paramétrico.
      2- aproxime o máximo que puder o mic da fonte sonora para que o ambiente possa ser captado o menos possivel no mic
      3- Tente reduzir a quantidade de efeitos usados nas fontes para que o som fique o mais dry possivel
      4- posicione o seus instrumentos no palco de uma forma que os mics principais ou aqueles que tem que ficar mais altos na mix fiquem longe de bateria , percurssao ou elementos altos que possam causar ambiencias prejudiciais nos mics. Além disso ao equalizar canal por canal evite solar e ter a referencia do canal isolado , nao se esqueça que este irá interagir com os outros quando todos estiverem abertos , o solo sozinho pode soar bem mas quando somado aos outros pode ficar muito ruim.

    • Davi Lamego , quanto a questao do RF fazer o scan de frequencias e achar as disponiveis é fundamental para que nao haja surpresas na passagem ou show , ande em todo o palco e certifique-se que realmente não há fugas . Direcione suas antenas para o mic ou in ear e posicione-as em local alto onde pessoas ou barreiras não possam impedir a comunicação entre os aparelhos. Agora se mesmo tendo feito isso não resolver um conhecimento maior de RF será necessario e precisará da utilização de softwares como Workbench para fazer a leitura das frequencias no local.
      Espero ter ajudado abs.

  2. Osvaldo Freitas says:

    Pra que fazermos vias de fones em estéreo se 99% dos cantores usam somente um lado dos fones ???

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*