Zona de Conforto

Tape Badge
Na psicologia, a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nessa condição a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. Segundo essa teoria, porém, um indivíduo necessita saber operar fora de sua zona de conforto para realizar avanços em seu desempenho – por exemplo no trabalho e na própria vida. Wikipédia

Tudo vai muito bem , tudo muito bonito e fácil de entender até que a vida te dá um soco no estomago e te coloca de volta na realidade , quando estamos na dita Zona de Conforto , temos a tendencia de nos acostumar com as coisas , seja uma ferramenta de trabalho ruim , um trabalho mais ou menos, um relacionamento morno. Alguns conseguem dar um passo adiante e sair da zona de conforto porque perceberam que sua acomodação estava impedindo de crescer , de mudar e ou seguir em frente. Porém muitos voltam pra o que pensam ser o porto seguro de onde estavam. Este tipo de atitude é o que nos colocou na situação atual onde todos reclamam que tudo esta ruim, e comodamente colocam a culpa no outro. Mas se queremos mudar algo precisamos mudar a nós mesmos em primeiro lugar. É muito fácil culpar o governo , o colega , a esposa , a vida, o que quer que seja.
Mas o duro mesmo é procurar onde erramos e corrigir o problema.
Mas o difícil mesmo é ser honesto, reclamamos que estamos sendo roubados pelo governo , mas muitas vezes nos pegamos dizendo “achado não é roubado “, “todo mundo faz porque só eu que não” existe um ditado que todo mundo que tem avó e avós do seculo passado já ouviram:

O ERRADO É ERRADO mesmo que todos estejam fazendo
O CERTO É O CERTO mesmo que ninguém esteja olhando

Agora caro leitor faça a sua parte se quer mudar alguma coisa mude as suas atitudes, se você passar a dizer NÂO as coisas e situações erradas ou ilegais você esta colaborando para que elas deixem de acontecer.
Porém se você se omite achando que não tem nada ver com isso , sinceramente não me venha cobrar mudanças pois se você não faz sua parte como o TODO irá mudar ?

Texto in memoriam a Fernando Gundlach
Uma singela homenagem do Gigplace a este grande profissional

Share

Filed Under: Artigos

Tags: , , , , , , , , ,

Comments (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Igor Pimenta says:

    Muito bom. Primeiro eu mudo, depois minha casa, na sequência minha classe e assim, a sociedade.

    Continuemos a provocar o certo independente de quem pratique o errado.

  2. Mauricio Pinto says:

    A sociedade em que vivemos hoje está cada vez mais sofrendo de uma grave inversão de valores. Isso infelizmente está presente em todos os níveis e classes sociais e pelo mundo todo. A conduta correta usada na educação de nossos avós e bisavós hoje é considerada inadequada, antiquada e motivo até mesmo de risos e piadas por muitas pessoas.
    Quando atitudes corretas são de algum modo observadas pela mídia, elas são motivo de notícia nos telejornais para mostrar a população que ainda há pessoas que tentam viver de forma honesta e amável. As pessoas ficam espantadas porque o certo está virando exceção.
    Muito triste!

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*