7 hábitos que podem arruinar a sua carreira

Sucesso e Fracasso

Existem muitas regras e ou condutas não escritas em qualquer ramo ou profissão , e o backstage não é exceção.

Este artigo procura explicar como algumas pessoas parecem ser “OS CARAS”, que dão certo em tudo que se metem, enquanto outros parecem nunca terem oportunidade de ter sua chance. Muitas vezes a culpa é dele mesmo, veja porquê. Observamos pessoas essas mesmas pessoas  tentando fazer sua carreira neste mercado, e muitas vezes pensamos com nossos botões: “Esse cara nunca vai a lugar nenhum por causa dos fatores X, Y e Z”. Alem de você caro leitor, os formadores de opinião e pessoas com PODER de abrir os caminhos do sucesso no backstage podem estar observando essas pessoas dessa mesma forma.
Veja abaixo uma lista de coisas que todo profissional deve levar em conta para dar certo no mercado.

7) Falso Conhecimento (ou O Sabichão).
Em outras palavras, pensar que sabemos as coisas que realmente não entendemos a fundo. Nosso mercado parece repleto de “Expertos”. Pessoas que professam saber TUDO sobre áudio, microfones sem fio, “line array’s” ou todas as opções anteriores, mas no fundo não sabe nenhum dos assuntos profundamente. Em alguns casos o pseudo conhecimento ou a falta de compreensão básica dos assuntos chega simplesmente a ser irritante.

Pensem bem! Falta de conhecimento ou a aplicação errônea de procedimentos podem, em primeiro lugar, machucar pessoas ,danificar equipamentos ou pior, fazer de você “Experto” perder o emprego – ou todas as anteriores. Assim, a minha sugestão é realmente gastar tempo aprendendo os fundamentos de modo que quando você ouvir outros berrando falsos conceitos, você pelo menos poderá distinguir entre o certo e o errado.

Mas não seja arrogante sobre algo que voçe tenha realmente conhecimento. Basta fazer o seu bem feito, ajudar aqueles que tem dificuldade nesta mesma área, procurar oportunidades de ajudar e aprender ainda mais, fazendo as coisas da maneira correta. Sua oportunidade chegará…

6) Arrogância.
Parece que as pessoas mais arrogantes do nosso mercado são os que realmente não tem nenhum conhecimento. Acho que isso é porque no fundo, essas pessoas sabem que mesmo tendo chegado tão longe, sua carreira se parece com um castelo de cartas e, em algum momento, tudo vai desmoronar. Uma das primeiras reações deste tipo de pessoa, quando algo dá errado, é culpar o equipamento e/ou aqueles ao seu redor, com uma certa predileção por aqueles que estão abaixo na sua hierarquia (pobres auxiliares / iniciantes ). Mas uma maneira de ganhar respeito, na minha opinião, é admitir a culpa e procurar maneiras de resolver o problema.

Infelizmente, no nosso negócio, atitude e confiança são frequentemente confundidos com o verdadeiro conhecimento e capacidade. Eu sempre notei que alguns dos melhores e mais brilhantes em nosso segmente são também muito humildes. Eles não sentem que tem algo a provar. Apenas nos deslumbram com o seu conhecimento, habilidade, e mais importante, com resultados.

Postura arrogante, por outro lado, acabará afastando todos e, certamente, vai lhe preparar para a grande queda.

5) Como enrolar um cabo corretamente.
Pode parecer básico, mas é essa mesma a intenção que queremos mostrar. Na verdade o que queremos dizer é que há maneiras certas e erradas de fazer as coisas, e você precisa saber a diferença.

Um novo engenheiro de sistemas ou técnico de monitor pode querer fazer as coisas de forma diferente do último cara que trabalhava. Desde que funcione tudo da maneira esperada não haverá problemas. Preste atenção! Se você tiver dúvidas, não saia achando que você sabe as respostas ou que um dos “roadies” da nova “GIG” vai orientar você no caminho das pedras.

Seja humilde e pergunte às pessoas envolvidas como fazer essas coisas específicas. Então, escute cuidadosamente e não pergunte novamente – apenas faça direito.

4) Preste Atenção…
Ninguém no comando de uma equipe – seja cenário, iluminação, áudio, etc – quer perder tempo cobrando a um profissional, as coisas que ele deveria executar.

Ter que cobrar a um profissional as suas obrigações para um gestor (seja ele o produtor ou mesmo o seu artista) é considerado perda de tempo e mostra que você não está dando a devida atenção as suas funções. Ou você está ingerindo ou fumando substâncias que diminuem a sua memória. No caso da segunda opção certamente você estará fora da próxima turnê…

Equipes precisam funcionar de forma eficiente, e se você não é parte da solução, você é parte do problema.

3) NUNCA discutir com o CLIENTE / ARTISTA.
Recomenda-se não entrar nesse tipo de discussão direta, mesmo que você esteja totalmente certo.

No primeiro momento, no calor do problema/discussão sempre haverá egos envolvidos, e neste momento nenhuma das partes irá agir de forma racional. Você pode ter toda razão do mundo por trás de seu argumento, mas mesmo assim você ainda vai perder.

Quando tiver um problema com um artista, ou algo que tem a ver com a gestão da equipe, leve a questão para seus superiores e peça que ele interceda em seu favor.

Muitas vezes, o técnico de PA ou de monitor tem uma aproximação maior com o artista e pode ajudar intercedendo a seu favor para resolver o problema caso voçe seja um roadie. Mas se a situação se voltar para você e tiver um confronto direto com o artista,  no primeiro momento a  melhor saída e engolir o sapo. E fim de papo! Depois de cabeça fria voçe tenta mostrar seu ponto de vista.

2) Falta de Iniciativa.
Este é um tópico de grande importância. Se alguém precisa lhe dizer a cada momento o que você deve fazer, você não vai ter esse trabalho por muito tempo.

Realmente vale a pena descobrir o núcleo de suas funções de forma rápida e sem um monte de perguntas (ver itens 4 e 5).

Uma vez que você tenha acabado com suas funções básicas, você deverá procurar formas de ajudar os outros membros da equipe, a fazer as outras coisas, ou pensar como fazer seu trabalho melhor ou de forma mais eficiente.

Você deve ter cuidado ao “PENSAR” como melhorar a forma de fazer determinadas coisas. Algumas delas tem um porquê de serem feitas da forma como são feitas. A sua iniciativa não deve lhe transformar num “Sabe Tudo” (ver item 7).

Se você está pensado em “somente matar o frango” e por o pagamento no bolso, então você não está no caminho correto para crescer como profissional.

1) Não conhecer o seu lugar.
Isso está relacionado ao item 3 , sejamos mais específico: Deus pode lhe ter dado o dom místico de ser um excelente técnico de PA, mas se você está contratado como “roadie” ou assistente técnico, então é melhor você dar 100% na sua área.

Bancar o “Sabe Tudo” insinuando ser melhor que o profissional que esta no PA, por exemplo é no mínimo, antiético.

Você pode não perceber, mas existem razões para que cada membro da equipe seja contratado para a sua função. Não queira atropelar ninguém para conseguir uma promoção.

No entanto, se você surpreender seus colegas de trabalho e superiores com a sua eficiência, iniciativa, trabalho duro, dedicação e lealdade, você pode muito bem ser promovido. Pode acontecer, mas isso irá acontecer com o devido tempo.

Tentar obter projeção puxando o tapete das pessoas – literalmente ou figurativamente – vai ter um efeito oposto e irá abreviar a sua carreira. Entretanto, se você passar a cuidar dos parceiros de equipe e fazer o seu melhor para ficar longe de fofocas e intrigas, são o segredo da longevidade profissional.

Equipes são como famílias, e a última coisa que você precisa é ser pego em alguma situação embaraçosa e, com isso, ter que suportar uns dois ou três meses na geladeira.

Tenho certeza de que você tem o seu próprio “checklist” de coisas para prestar atenção, e outra, com as coisas que você já viu pessoas fazerem que te fez balançar a cabeça em reflexão.

É inegável que queremos conseguir melhores colocações profissionais, mas, isso deve seguir seu fluxo natural, para isso devemos prestar atenção aos 7 itens acima (e outros aqui não listados).

Se você ficar longe desses maus hábitos e agregar valor à sua posição, é provável que você consiga galgar níveis e obter as melhores colocações profissionais. Lembre-se que sempre haverá pessoas acima e abaixo de você, e colegas em seu nível, na hierarquia da sua “GIG” e ou locadora.

Ajudar essas pessoas a fazerem o seu trabalho vai resultar numa network positiva e vai fazer com que você suba níveis em sua escalada profissional, tudo em seu devido tempo.

Agora, vamos chegar lá com respeito aos colegas de profissão e proatividade.

Karl Winkler o autor deste texto é diretor de desenvolvimento de negócios para Lectrosonics e trabalhou em áudio profissional há mais de 30 anos.
Texto original CLIQUE AQUI publicado no site Prosoundweb
Traduzido e adaptado por Lazzaro
Agradeço a Eder Moura pela ajuda na tradução e Mauricio Pinto pela revisão
Publicado originalmente em

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