Wireless Workbench 6 Guia Prático por Igor Del Ventura – Final

Olá estamos de volta essa semana falaremos sobre as funcões UTILITÁRIAS do Workbench 6, com o software podemos: Atualizar Firmwares, Comandar e monitorar remotamente equipamentos dentre outras.  Caso esteja lendo sobre o Workbench 6 pela primeira vez aconselho a leitura do artigos anteriores ( Parte 1 e Parte 2 ) para entender todas as possibilidades do Workbench 6 para lhe ajudar ajustar, monitorar , atualizar os sistemas sem fio da Shure,.
Igor Del Ventura

Comandos remotos e monitoração
Todo sistema Shure que tenha porta de rede  ETH pode ser comandado e monitorado pelo Workbench 6. O sistema de Monitor Pessoal Sem Fio PSM100 e os sistemas de Microfones Sem Fio QLX-D, ULX-D, UHF-R e Axient possuem essa funcionalidade. Dependendo de qual sistema esteja sendo utilizado, poderemos ter uma grande variedade de informações, comandos e funções que podem ser acessadas e executadas. Dentre as funções, podemos destacar:
– Monitorar tempo restante de baterias em horas e minutos.
– Monitorar níveis de áudio e RF e demais parâmetros.
– Monitorar eventuais alertas dos equipamentos (saturação de áudio ou RF, desconexão, interferências, etc.).
– Enviar comandos aos equipamentos do rack como mudança de frequência, potência, ganho, nome do canal dentre outros. No caso do Axient, conseguimos comandar remotamente os transmissores (microfone de mão e bodypack) pois eles fazem parte da rede.
– Um comando interessante é o Flash  que como o nome indica, faz piscar determinados equipamentos para localizá-los com maior facilidade e também testar a conectividade.

Atualização de Firmware
Atualmente os equipamentos que trabalhamos são muito modernos, e utilizam um software interno para que todo o hardware funcione. Esse software é chamado de firmware, e o mesmo é atualizado de tempos em tempos pelo fabricante, otimizando as funções dos equipamentos e eventualmente provendo novas funçionalidades. Quando você instala o Workbench 6, pela primeira vez, ele irá lhe solicitar o download de um software adicional, que se chama Shure Update Utility (SUU). Esta ferramenta permite atualizar os firmwares de todos os seus equipamentos Shure que possuem interface de rede. O SUU checa e baixa automaticamente ao seu computador todos os firmwares que estão disponíveis no servidor da Shure, clicando em um botão, conforme está indicado na imagem abaixo. Caso tenha firmwares desatualizados no seu computador, o software lhe alertará e você poderá da mesma forma obter os arquivos mais atualizados.

SUU Shure

Shure Update Utility

Uma vez feitos os downloads, o SUU irá detectar todos os equipamentos Shure que estão na rede, e lhe informará os que precisam ser atualizados, e novamente com um clique tudo estará pronto.

Funções Adicionais
O Wireless Workbench 6 é um software extenso, e tem uma grande variedade de funcionalidades. Além das já citadas neste post, podemos citar as seguintes:
– Relatórios: gera relatórios com todos os equipamentos com informações avançadas, como a frequência calculada para cada um e seus backups. Os relatórios podem ser impressos diretamente do software, ou salvos como .csv (excel) ou .pdf.
– Log de Eventos: o WWB registra automaticamente tudo o que acontece com os sistemas conectados em rede, desde alertas de bateria baixa ou saturação de áudio, até mudanças de frequência ou desligamento de equipamentos. Isso pode ser utilizado para documentar o que aconteceu durante um show.
– Criação de equipamentos: através do menu Tools>Equipment Profiles é possível criar novos equipamentos, caso você não encontre o equipamento desejado dentro do banco de dados do WWB.
– Plots: é possível fazer um trace (gráfico mostrando a intensidade de sinal sobre o tempo) no botão RF History Plot. Esta ferramenta pode lhe dar uma ideia da cobertura, sendo essencial para saber se as antenas estão bem posicionadas. Também é possível fazer um Show Link Plot, que mostrará o espectro de 2.4GHz, caso você tenha na sua rede um AXT610 (Showlink).

Plot 2

RF History Plot

Espero que tenha gostado desta serie de artigos , aguardamos seu comentários com sugestões sobre novos artigos da linha Shure

Igor Del Ventura
Gerente de Desenvolvimento de Mercado – América Latina, Shure Inc.

Share

Filed Under: ArtigosIgor Del Ventura

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Sergio says:

    Very Good! Precisamos de mais informaçåo!!

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*