Seu cabo de RF está BOM ?

Outro dia desse me bombardearam com duas perguntas:

Esse cabo de RF está bom ?
antes mesmo que eu respondesse veio na lata a segunda:
Como faço para saber se uma antena de RF esta funcionando 100% ?

Especialmente para os baianos que se atrevem a mexer com RF durante o Carnaval onde centenas, senão milhares de equipamentos operam usando RF nos dois circuitos da folia esse tipo de pergunta chega dar um frio na espinha. Como sigo o lema “quem não sabe pergunta?” lá fui pesquisar sobre o assunto e metodologias para fazer tais medições. A primeira coisa que descobri foi que simples testes de continuidade de nada adiantam a menos que o cabo esteja quebrado.
E a segunda grata surpresa foi descobrir os dois videos abaixo:

Como testar cabos de RF

Como testar Antenas

A empresa CMV Engineering , empresa do Daniel presta serviços relacionados a transmissão de RF.

  • Links de RF de Longa Distancia
  • Aferição e Alinhamento de transmissores e receptores Sennheiser
  • Teste de Cabos e Antenas
  • Homologação de Uso Temporário de Frequências junto a ANATEL

Para Contatos e Serviços
Casa da Minha Vó 
 Daniel Reis          071 8151 1307
Guido Magalhães 071 9184 4341
e-mail: danielreis@casademinhavo.com.br

Share

Filed Under: NoticiasRFiles

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Lazzaro says:

    Comentario copiado do Facebook:

    Andre Breda Pergunta:
    Fernando Fortes estava lendo no GIGPLACE um post (http://www.gigplace.com.br/20…/…/20/seu-cabo-de-rf-esta-bom/) sobre como saber se seu cabo de RF está bom, tem até um video com um exemplo! E ai ficou a dúvida qual a melhor forma de testar um cabo de RF ?

    Fernando Fortes ( Responde ) Ótima pergunta Breda. Um cabo de RF, por trabalhar com uma faixa de frequências bem elevada (no caso de áudio modulando em UHF isso vai de 470MHz à 806MHz hoje), as características elétricas dos cabos de áudio se comportam diferentemente de um cabo de energia comum, por exemplo. Não basta um multímetro para testar a sua continuidade (ou resistência / condutibilidade). Existem vários parâmetros que são possíveis de se medir, mas dentro destes eu destaco a atenuação por metro (em dB e depende da frequência e por isso deve ser medida em várias frequências) e a relação de onda estacionária (VSWR). O problema é que geralmente, equipamento de medição deste tipo não custa barato e o ideal que um engenheiro ou técnico habilitado o faça. O RF Explorer lançou um RF Generator, que junto com o software e um pouco de habilidade possibilitam medir alguns destes parâmetros com uma boa precisão.

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*