Gerenciamento de Carreira

carreira_home

O tempo passa para todos… mesmo a vida na estrada sendo maravilhosa pra todos nós que vivemos mais nela que em nossa própria casa, mas nós que labutamos no ramo do áudio principalmente aqueles que trabalham com bandas tem que ter uma visão mais global de sua “CARREIRA”. 

Isto mesmo temos que ter em mente que na essência somos uma empresa de um só funcionário. E como tal, temos que gerenciar nosso trabalho de acordo com o mercado, basicamente somos um produto, que tem que ser interessante para continuar ser consumido, por mais cruel que seja quanto de nós profissionais já foram descartados e trocados por um “produto” mais novo e interessante, mas por que será que isso ocorre muitas vezes por acomodação, outras por diminuição de custo caso você não tenha percebido o NOVO muitas vezes aceita condições e situações que um veterano jamais se sujeitaria.

Portanto abra os olhos para o comodismo, o mercado do áudio como todo mercado tecnológico sofre constantes modificações, e as coisas novas devem ser assimiladas e entendidas. De nada adianta rejeitar o novo, muitas dessas mudanças vierem para ficar cabe ao bom profissional se reciclar e estar sempre aberto aos novos conceitos e tecnologias.

Planejamento

prosperar

Todo profissional devia pensar na carreira como níveis  a serem alcançados , e para se alcançar um novo patamar o caminho mais longo É o o CONHECIMENTO , mas para se obter conhecimento você precisara investir em tempo e dinheiro. Um sábio conselho evite os atalhos. A construção de uma carreira solida deve ser  calcada em três pilares: CREDIBILIDADE, COMPETÊNCIA E CONHECIMENTO.
O planejamento consciente de uma carreira é uma tarefa árdua mas compensadora para aqueles que fazem o seu dever de casa, veja a figura ela mostra as opções que o profissional pode seguir como plano de carreira.

Mas mesmo com o planejamento definido, com o passar do tempo as limitações físicas irão se impondo perincipalmente para o profissional na estrada, sua performance não será a mesma, isto em especial ao roadies. Por isso é bom pensar e planejar também a sua aposentadoria, é interessante além de um bom plano de aposentadoria privada ter também um seguro de vida e contra acidentes , não pense que isso é pessimismo é ser inteligente.
Uma aposentadoria privada será um complemento da sua renda na velhice ou antes disso. Pode ser estranho para os mais jovens ouvirem isso mas é o destino de todos nós. Outra dica valiosa , um proverbio árabe já dizia “ Não gaste tudo que ganhas” por isso na época das vacas gordas poupe um pouco isso fará uma grande diferença naqueles períodos de baixa estação.

Constituindo uma empresa

Algumas bandas e produtoras passaram a exigir dos seus técnicos e músicos que estes emitam notas fiscais por seus serviços e para isto eles tem que abrir uma empresa, notem que esta nota tem que ser de pessoa jurídica, isto para se salvaguardarem da constituição de vinculo empregatício entre produtora artista e técnicos e músicos. Mas isso já é assunto pra outro artigo.

Seja cauteloso ao abrir a sua empresa, consulte um contador experiente, encaixe a sua empresa de maneira que ela seja enquadrada como EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ou SIMPLES, pois esse tipo de empresa é a que tem a menor taxação e também a menos burocrática. Pode ser interessante abrir duas empresas ao invés de uma e dividir a sua arrecadação entre elas e evitar que ela saiam da faixa de arrecadação das empresas simples o que iria fazer com que seu imposto básico pule de 8% para 15% ou mais pois ela iria ser enquadrada como empresa de médio porte.

Uma visita ao SEBRAE também é uma boa pedida, pois eles tem consultores de plantão que podem esclarecer várias dúvidas, o governo esta incentivando a legalização dos autônomos , com o projeto Empreendedor Individual CLIQUE AQUI

Lidando com os impostos

Eles são um mal necessário, o governo pensa da seguinte forma já que você esta faturando, você terá que contribuir, e uma coisa é certa , ele pode demorar mas sempre aparece pra cobrar a parte dele. Por isso nunca adie o pagamento de impostos, um dia eles lhe serão cobrados com juros e correção monetária.

É preferível que você já pense na seu cachê da seguinte forma:

Valor Bruto do Cachê – Impostos = Cache liquido

Pois pensando dessa forma você já reserva a parte do Leão.

Investindo na sua Carreira

Especialização essa pode ser a chave da sua longevidade no mercado de trabalho, de que adianta você saber um pouco de tudo mas não saber profundamente de nada. É necessario ivestir em voçe mesmo, já vi muita gente se queixar que não consegue aumentar o seu caché ou salario, mas pense o que você está oferecendo a mais ao seu empregador para que ele lhe pague mais, esse oferecer não é sinônimo de mais trabalho e sim mais conhecimento.

Estudar , se especializar em um dos ramos do áudio é uma saída para se firmar no mercado , ou usando uma palavra mais adequada achar o teu NICHO de mercado, veja exemplos de profissionais que se tornaram especialistas:

Carlos Correia – Projetista e consultor de Caixas acústicas.
Framklim Garrido – Consultor em sistemas elétrico em sistemas de áudio.

Carlos “Kalunga” Branco – Consultor Quanta / Avid

Da nova geração:

Kadu Melo – Allen & Heath
Luis Salgueiro – Soundcraft
Renato Carneiro – DiGiCo

Esses e muitos outros profissionais já descobriram o seu nicho de mercado, as possibilidades profissionais estão muito além do binômio PA e estúdio, em várias mídias o áudio esta presente seja no cinema , na TV, telecomunicações dentre várias outras.

Achar o seu lugar não vai ser difícil, mas dependerá de você se destacar e ser um grande profissional na área em que escolher.

Investindo no Estudo

Assim como falei anteriormente interessante reservar uma cota do cache mesmo que pequena pra investir no estudo e atualização profissional.

Revistas , livros, cursos, workshops tudo isto lhe deixará em dia e bem informado sobre as novidades e tendência do mercado. Os cursos, congressos e workshops são uma grande oportunidade de conhecer seus colegas de trabalho fora do corre corre dos shows fazer contatos com os fabricantes e distribuidores e descobrir até novas oportunidades profissionais. E certo o ditado “ Quem não e visto é logo esquecido”.

Seja atuante na comunidade do áudio nós somos parte dela e só nos poderemos torna-la melhor.

Lazzaro
Artigo original publicado no site MONITORLAND em 26 05 2005
retweet-512
Atualização e Repost em 26 12 2014

Share

Filed Under: ArtigosLazzaro

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*