A Evoluçao In-Ear Monitor por Jerry Harvey

Jerry Harvey (nascido em 1961) é um engenheiro de som americano mais conhecido por ser o criador do primeiro In-Ear Monitor ( Earpiece )  com duas vias ( Low e Hi ) em 1995. Fundou a Ultimate Ears, naquele mesmo ano, e em 2007 fundou JH áudio. Ele trabalhou como o engenheiro de monitor para artistas tão variados como Van Halen, Kiss, Morrissey, The Cult, The Knack, David Lee Roth, Mötley Crüe, Kd Lang, e Linkin Park. Fonte: Wikipedia

Como habilitar as legendas em Portugues :CLIQUE AQUI

O mais interessate são os comentario de Reed Mesmer que afirma que Jerry roubou dele o conceito da ideia do que seriam os In-Ear Monitor. Leia abaixo o comentário. Detalhe eles trabalharam juntos numa tour com o Van Halen.

“JERRY HARVEY NÃO INVENTOU O IN-EAR MONITOR DE 2 VIAS MOLDADO  …. A IDEIA FOI MINHA! ….

Muito interessante notar que o  Jerry ignorou muito detalhes de um certo período de tempo no final dos anos 80, quando eu lhe dei a idéia para o um tipo de fone personalizado que isolasse o músico do ruido ambiente. A idéia foi toda é minha e foi roubada por Jerry Harvey, quando ele passou a trabalhar para o Van Halen. O molde para o fone foi o que tornou o conceito possível. O Jerry ficou me ligar depois que ele se estabelecesse na Califórnia com a banda, mas esse contato nunca aconteceu. Conversamos durante dias sobre o que poderia ser possível se pudéssemos separar o ruído ambiente do ouvinte. Os CD players naquela época ainda estavam nos primeiros dias e os fones de ouvido normais que os acompanhava simplesmente não funcionavam para o uso como In-Ear Monitor. Eu conheci o Jerry quando ele era um desconhecido que estava procurando uma chance de mostrar o seu trabalho para David Lee Roth ( vocalista do Van Hallen)  para  conseguir uma vaga na equipe. Ele mixava para uma banda local em que eu era roadie.
Nós tínhamos acabado de fazer um grande show em Virgínia, onde abrimos para Molly Hatchet, com grande sucesso e o futuro se mostrava promissor. Jerry me pedia para ajuda-lo passar cabos e fazer o soundcheck para ele. Depois de uma conversa sobre microfonia dos monitores Ele do nada disse. “Você sabe, se ele não pode ouvir-se cantar, ele poderia ao menos enfiar o dedo nos ouvidos e se escutar”, disse referindo-se ao vocalista.  …. eu pensei um pouco mais seriamente sobre o assunto e foi quando a ideia do molde me veio em mente.  Meu pai era  piloto de avião e tinha um fone com molde para uma de suas orelhas que ele ligava ao painel de controle do avião para que ele pudesse ouvir a torre e o  controle de tráfego aéreo, e este tipo de fones eram muito populares entre os pilotos no início dos anos 1980. Lembrei-me de que ele tinha dito que era melhor coisa pela qual ele  gastara U$ 550,00,  porque lhe permitia ouvir a torre mesmo com os  motores a jato gerando mais de 100 dB de ruído na decolagem e o artefato ainda permitia  ouvir o que estava acontecendo no cockpit. Peguei emprestado fone moldado do meu pai e mostrei para Jerry uma noite lá no seu trailer no sul de Lexington Park, onde ele estava vivendo com Sherrie (sua namorada) e sua filha recém-nascida. Nesta noite eu estava com o meu amigo Mason Lord,  ele pode confirmar toda essa história. Nós conversamos por horas sobre como poderíamos usar o mesmo tipo de personalização (molde)  para criar um In-Ear Monitor de alta qualidade para usar no palco. Sim,pouco tempo depois ele tentou resolver o problema de Alex, Van Hallen ( baterista ), mas a solução já havia sido concebida alguns anos antes naquela conversa encima do palco sobre microfonia.

Vejam bem, se Jerry tivesse me chamado como tinha me prometido, o mundo teria o In-Ear Monitor muito antes do que levou para ele chegar em seu formato atual. Eu os vi sendo usado pela primeira vez na década de 90, durante um show do intervalo do Super Bowl e tentei contactar o Jerry. Mas vocês não tem  idéia de como era difícil falar com alguém da equipe do Van Halen naquela época, era mais fácil falar com o papa. Isso me faz querer vomitar toda vez que eu vejo um In-Ear Monitor JH Audio  sendo usado por alguma grande estrela. Agora, eles parecem estar em toda parte. Graças ao “Jerry” #soquenao.  Jerry você não é apenas um ladrão, mas mentiroso também. E ainda aparece aqui como Inventor, o pai da criança.

Obs: Comentário traduzido e adaptado mas mantendo o sentido original do texto.

Share

Filed Under: Videos

Tags: , , , , , , , ,

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Léo Rocha says:

    Excelente matéria Lázzaro! Coitado do Roadie… “A vida como ela é”…

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*