Roteamento, Workflow …. E eu com isso ?

Possibilidades de endereçamento em consoles digitais em Shows ao vivo.

Mais que rotear simplesmente para o Master, podemos fazer uma serie de endereçamentos alternativos para dar uma nova identidade para sua mix do dia a dia, não que o jeito que você vem fazendo até o momento, o que vou mostrar neste post são alternativas para serem testadas que darão novas nuances a sonoridade que você esta acostumado. Por exemplo usar compressões nos busses ou similares, ira diminuir a margem dinâmica do seu prograrma diminuindo as variações de volume e com isso contribuir para a maior inteligibilidade dos sistemas de áudio.

Normalmente em uma mix, ou mandamos para o Master (L&R) geralmente passando por um DCAs ou no caso de monitor, mandamos para os auxiliares.

Mas cada vez mais temos novas formas de endereçamentos, e com essas formas podemos otimizar tempo e até mesmo acrescentar valores a mix!

Workflow ( fluxo de trabalho ) significa como a cadeia do sinal pode fluir dentro de um programa e no nosso caso dentro dos circuitos lógicos de uma console digital, aqueles que costumam ler os manuais já deve ter se deparado com um diagrama de blocos ele e organizado para indicar os workflows possíveis dentro do hardware.

Quanto mais caminhos o hardware possui, mais ele se mostra poderoso, e é claro cada vez mais devemos experimentar novos meios de fazer a MESMA coisa, assim seremos criativos e iremos imprimir nossa personalidade em cada mix que fizermos.

Por exemplo, para que eu consiga comprimir minha mix sem sacrificar demais a dinâmica do programa ou até mesmo ouvir aquelas “mastigadas” do compressor, eu endereço os naipes em grupos, esses grupos eu mando para o L&R, fazendo com que cada Naipe (seja ele bateria, cordas, teclados, vozes) sejam comprimidos individualmente antes de ir a saída final.

Imegem 1 Workflow

Figura – 01

Segundo a Fig. 1, os instrumentos não são endereçados ao L&R, seus respectivos grupos sim, sendo assim, eu ainda ganho mais um compressor antes do master.

Para eu ter o fluxo de voz mais solto, eu mando o grupo de voz direto ao matrix, pois as vozes tendem a estarem um pouco mais alto no nível final, assim as vozes ficariam acionando o compressor do L&R.

Nesse exemplo eu uso os compressores com taxas super baixas como 1:1.4, com attacks lentos e release rápido. Normalmente cada grupo e cada Master é comprimido no máximo 2dBs, coloco um pouquinho de ganho nas saídas dos compressores também, novamente no máximo 2dBs a mais.

Esse é um exemplo de como podemos mudar os caminhos de uma mix e agregar mais punch ao resultado sonoro.

Alguns consoles consegue mixar os grupos nos auxiliares. Com essa funcão, eu consigo utilizar a mesma técnica que uso em minhas mix no PA, para o monitor. Veja na Fig. 2.

Figura -2

Figura -2

Essas várias maneiras de utilizar os caminhos nos consoles digitais, podem otimizar o nosso tempo para arrumar a mix, uma vez que o tempo para soundchecks na estrada é cada vez menor a cada dia .

Alguns console aceitam em seus Patch in, qualquer master como um canal, imagine as possibilidades disso você poderia fazer uma mix de uma bateria (Auxiliar 01 por exemplo), e mandar essa mix para um canal da mesa, e distribuir esse canal aos que interessam ouvir a bateria, ao invés de ficar “mixando” canal por canal para todos os músicos do palco, eu poderia de uma só vez mandar a bateria toda com seus reverbs e afins já direto a uma via auxiliar! Confira a Fig. 3.

Slide1

Figura – 03

São inúmeras as maneiras de utilizar os caminhos que os consoles mais modernos nos dão mas para isto precisamos entender e estudar as possibilidades de cada console, ou seja estudar cada vez mais, e com esse conhecimento adquirido, poderemos otimizar tempo, poderemos criar utilizando ás várias ferramentas que as consoles digitais nos oferecem e com isso poderemos também nos aproximar mais do que foi feito na gravação em estúdio do artista em que trabalhamos.

Em meu próximo post, escreverei sobre como utilizar o Matrix Mix das consoles.

Bons “Fluxos” para todos!

Kadu Melo

Kadu Melo

 

 

Texto de Kadu Melo

Share

Filed Under: ColaboradoresKadu Melo

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*