O que os fones Beats by Dre fazem a sua audição.

Obs: Para um melhor entendimento do texto aconselhamos a visitarem todos os links

Na semana passada, a comprou a formosa “Beats” dos fones Beats by Dre por US $ 3 bilhão – essa foi maior aquisição que a Apple já fez até agora. Com essa transação a Apple acaba de assumir literalmente uma bomba criada pelo executivo Jimmy Lovine o verdadeiro homem por trás da marcas Beats e da Gravadora Interscope Geffen A&M Records e criador do conceito de “revolução sonora” vendida pelos fones da Beats, revolução esta que está destruindo a nossa capacidade de ouvir música.

A marca Beats não estão sozinha neste barco, mas ela é a maior representante da tendencia cultural ou melhor dizendo moda do uso constante dos fones de ouvidos, e com isso a epidemia silenciosa que esta atacando os jovens. O fones Dre, idealizado por Lovine foram concebidos para que os usuários “Ouvissem a musica da forma como os artistas a conceberam “ entenda a jogada de marketing por trás, disso a empresa de Lovine e a gravadoras dos artistas de Hip Hop e Rap americano, como o famoso Dr. Dre, e ouvir a música como elas foram concebidas significa com muito grave que por tabela pode levar a perda de audição cumulativa. Para muitas marcas de headphones ter um modelo BASS BOOST faz bem para as vendas.

Os fones Beats by Dre foram ostentado em inúmeros vídeoclips e por jogadoras de futebol e com isso ganharam o status de acessório de moda de alto luxo criando uma cultura consumista inicialmente baseada na fama de Dr. Dre como produtor e em sequencia pelos ídolos da música e dos esportes que adotaram a marca que passou a representar status para o usuário comum. Pelo lado do design do produto, grande parte “segredo do sucesso” da engenharia do Beats está em sua ênfase nas freqüências baixas. O que faz todo sentido: Rap e hip-hop são frequentemente caracterizados por suas pesadas, linhas de baixo veja dois exemplos:”Xxplosive” do Dr. Dre e “I AM A GOOD” de Kenie West .
Agora raciocinem comigo o ouvido humano normalmente registra freqüências entre 20 Hz e 20 kHz , o sub- graves em canções de rap, como um clássico 808 Drum kick, irá ocupar um espaço de espectro que vai de 20 a 80 Hz em um nível de volume constante enquanto a nota mais grave de um piano, por exemplo, vibra algo em torno de 25 Hz e com um decay natural. Para ouvir as notas do piano, você tem que aumentar o volume.

As baixas frequências que geralmente são “sentidas” por todo corpo nos sistemas de som nos Beats e demais headphones que seguem a mesma filosofia injetam todo o grave em seus ouvidos – como o bonito argumento de “que é a forma como o artista produziu no estúdio”. Mas, às vezes, esses graves exagerados podem ser demais. A capacidade de fones como o Beats de reproduzir linhas de baixo comprimidas, que são a base da música rap como ouvimos na música “C.R.E.A.M” de Wu-Tang , tende a dominar o espectro enfraquece ndo os timbres médios da música, timbres como guitarras e vozes ficam prejudicados. O efeito de mascaramento causado pelos graves faz com que o ouvinte instintivamente aumente o volume para tentar ouvir melhor a voz e demais instrumentos e com isso os graves ficam ainda mais altos o que acaba fatigando a sua audição ainda mais. Graves profundos significa uma reprodução do programa mais alta, especialmente quando estamos ouvindo o tipo de musica hiper-comprimida, que rapidamente cansa o ouvido, e é a essa a característica que está associada a música pop do mainstream e hip-hop. E não é nada de novo que a exposição prolongada a música alta, especialmente por meio de fones de ouvido, é uma das caudas da perda de auditiva.

Qualquer audiologista irá te aconselha a ouvir música a 85 decibéis ou mais baixo. Sendo sincero essa pratica no mundo moderno em que o ruído externo e sempre alto torna a audição saudável quase impossível, porém bom senso e canja de galinha não faz mal a ninguém, ouvir suas músicas preferidas no último volume no metro ou no ônibus para esquecer dos problemas e do barulho externo pode gerar um volume sonoro nos seus ouvidos de até 115dB de pico que pode lhe causar perda auditiva severa após apenas 15 minutos diários. Quando nossos ouvidos são frequentemente expostos a altos decibéis, as células ciliadas do ouvido interno, podem ser danificadas permanentemente ao longo do tempo. Isso pode levar a perda auditiva induzida por ruído, que é muitas vezes ignorado, ou zumbido – TINNITUS, aquele zumbido nos ouvidos depois de uma noite de música alta na balada. Mesmo que esse zumbido desapareça depois de algum tempo ele é um aviso que alguma coisa vai mal com sua audição. A melhor pratica é: Ouça suas músicas a volumes moderados, se existir a necessidade de colocar o seu player no último volume para ouvir sua música predileta, prefira desligar o player e use o fone como um protetor de ruído. Minha minha vô cheia de sabedoria dizia “As vezes o silêncio vale mais do que ouro” experta aquela velhinha viu.

Muitos estudos já anteciparam uma epidemia de surdez, que a cada dia parece cada vez mais provável. Em 2010, o Journal of American Medical Association constatou que 1 em cada 5 adolescentes norte-americanos já sofrem de perda auditiva, e 1 em cada 20 têm sintomas de “perda leve”. Então, se o Beats e seus similares estão liderando uma revolução sonora, vale a pena lembrar: Às vezes, certas “revoluções” acabam mal.

Texto de Katie Sharp para o site MIC.COM
Tradução Livre: Lazzaro

Share

Filed Under: ArtigosSaúde

Tags: , , , , , , , , , ,

Comments (6)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. José Carrato says:

    Eu adoro estes fones! Eles fazem meu cérebro parecer porta de carro de funkeiro: treme tuuuuuudo!!!!

  2. laudemir batista says:

    Eu não…é mentirosooooo!!!!

  3. Serginho Morais says:

    Nós que trabalhamos constantemente com alta pressão sonora Devemos dar o exemplo E ajudar a conscientiza a população Muito legal o artigo parabéns !!!

  4. João Pedro says:

    Recomendamos o bom censo, lembrando que tudo em exagero faz mal !

    http://WWW.FONELAND.COM.BR

  5. como é bom ter dicas de profissa comprei um fone na Foneland e me dei bem……………. obrigado pessol
    http://www.foneland.com.br

  6. Lazzaro says:

    Como os fones Beats iludem os usuários para justificar o seu alto custo.

    http://m.gizmodo.uol.com.br/beats-truque-peso/

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*