Masterizando “OUT BOX” com DiGiCo SD11

SD Out boxO engenheiro Vinnie Alibrandi encontrou um novo uso para a console DiGiCo SD 11 no mundo da pós produção. A pequena notável, que tipicamete vem sendo usada em tours com riders pequenos (ela processa até 32 inputs stéreo, na versão SD11i) e instalações fixas, provou ser a solução perfeita para Alibrandi executar seus trabalhos de Masterização.
Alibrandi é Engenheiro de pós produção no recém criado Capitol Christian Music Group, e aos finais de semana faz o som da Hope Park Church de Nashville.
Três dos artistas que ele recentemente masterizou para rádio, iTunes e CDs físicos alcançaram o 1º lugar na parada Christian Gospel: Tye Tribbet, com o single “If he did it Before ( Same God)”; O novo Album de Tasha Cobbs e o Álbum de CeCe Winam ICON.
” O conceito de masterização está se expandindo em direção ao universo de cinema ao usar grupos para surround e eu descobri que a DiGiCo SD11 funciona como uma central de masterização fantástica, ” ele explica. ” Ela é bem funcional para masterização devido ao seu layout. Usando o mesmo processador de áudio das consoles maiores da DiGiCo, ela oferece compressão multibanda, automação por snapshot (que incluindo os efeitos me pertite uma automação mais eficiente comparada ao método linear que as estações digitais oferecem), além de permitir que qualquer número de canais se transformem em stéreo, surround ou multichannels, o que é incomparável.”
A masterização se tornou um passo importante para Alibrandi no processo de preparação das músicas da Capitol pra broadcast. “Nós valorizamos a diferença sonora entre nossas mixes e nossas masters. Ás vezes um canção “ganha vida” na masterização, e mesmo que ela seja usada pra background de um diálogo por exemplo, nos queremos que a característica artística que nossos artistas imprimiram seja preservada. Nosso time teve a oportunidade de masterizar trilhas instrumentais com o co Engenheiro de pós produção Bryan Raitt. Eu acredito que uma boa trilha ajuda ao Filme ou programa de TV a ter um maior impacto quando a vibe é tão boa quanto os diálogos ou efeitos sonoros.”
“A SD11 nos dá a iberdade para deixar a música ditar o que fazer com o equipamento, e não o contrário.”
O time também trabalha diretamente com os artistas do CMG em produções de acústicos para o YouTube/Vevo. “No outono de 2012 eu gravei, mixei e masterizei projetos acústicos para artistas do nosso selo. A SD11 tem sido um incrível complemento para qualquer DAW, especialmente via MADI, permitindo 56 canais de ins e outs disponíveis no patch da console ( com word/sync externo ). Seus layers e bancos de faders totalmente configuráveis permitem que o engenheiro facilmente lide com os 32 stereo/mono ins os 12 stereo/mono outs de processamento.”
A companhia de masterização independente de Alibrandi – Mastering.me – também pós produziu o áudio de agumas produções independetes para cinema – Alex Dreaming e Who loves Judas, de Dane Dakota. “Com tantos novos produtores de filmes amadores por aí com suas recém compradas câmeras HD, tbém existe um enorme potencial para trabalhos de pós-produção de áudio. O maior obstáculo é capturar e processar um áudio tão bom quanto o vídeo. Ao trabalhar com produções independentes de filmes – ou de qquer coisa – a habilidade de SD11 de salvar e carregar o set up completo do seu estúdio, pode salvar um projeto e economizar muito tempo.”

” Eu gosto de fazer com que a música soe viva e aberta. Masterizar “out of the box” com a SD11, além de me dar uma segunda chance, é simplesmente mais divertido !”

A Capitol Christian Music Group é a maior companhia de Christian music do mundo, líder de mercado em discos, distribuição e edição. Fazendo parte da Universal Music, a CCMG ainda opera várias divisões, incluindo a CMG Label Group (Sparrow Records, ForeFront Records, Credential Recordings, sixstepsrecords, Hillsong), EMI Gospel, Capitol CMG Distribution e Capitol CMG Publishing.
Líderada pelo Presidente e CEO Bill Hearn, e um forte time de veteranos da Christian e Gospel music, o CCGM é um grupo caracterizado pelo forte envolvimento com seus artistas e compositores.

Matéria: Renato Carneiro

Saiba Mais…
www.digico.biz/docs2/products/SD11.shtml
www.mastering.me/

httpv://vimeo.com/63929358#

Share

Filed Under: Artigos

Tags: , , , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*