Prolight + Sound 2013 – Novos monitores Genelec M Series

Genelec_M-Series

M030 e M040

A Genelec surpreendeu, na Prolight+Sound com o lançamento de  uma nova linha de monitores direcionada a home studios – ou seja, de preço acessível. Segundo explicam os responsáveis desta marca pioneira em monitores activos, os novos monitores M Series são bi-amplificados e fazem parte da nova estratégia da marca de criar sistemas ainda mais eficientes e ecológicos como parte da sua iniciativa GES (Genelec Embedded Sustainability). Ou seja, monitores de alta qualidade, precisos e confiáveis e que ao mesmo tempo usam uma abordagem ecologicamente responsável, desde o seu fabrico à escolha de materiais, embalagens, etc. Mas, acima de tudo, estes dois novos modelos M Series refletem os 35 anos de experiência da Genelec agora num patamar de preço acessível a todos os estúdios privados. Uma excelente notícia.

Os dois primeiros modelos desta nova M Series da Genelec serão os M030 e os M040 Bi-amplified Active Monitors, ambos utilizando uma nova caixa acústica fabricada com um novo composto de materiais naturais NCE (Natural Composite Enclosure). Ou seja, em vez do alumínio que a Genelec vinha usando nos seus monitores nearfield, desta vez trata-se de um material especialmente produzido para a Genelec na Finlândia, usando fibra de madeira e materiais reciclados. Ao mesmo tempo, estes M030 e M040 introduzem um desenho novo para a Genelec, apesar de herdarem a tradição de design de monitores da marca, com cantos arredondados e frente e lados ligeiramente curvos de forma a minimizar o efeito de difração da caixa,  gerando ao mesmo tempo uma imagem sonora de alta qualidade. Ambos os modelos usam também uma abertura designada de Laminar Integrated Port (LIP) que permite aumentar a precisão da resposta nos graves e minimiza as vibrações na própria caixa, tendo a frente dos monitores um desenho de guia de onda avançado,o  Directivity Control Waveguide (DCW) que contribui para uma boa capacidade de reprodução a volumes mais elevados, com uma resistência estrutural e mecânica excepcionais.

No seu interior, os novos monitores Genelec M Series incorporam novos amplificadores Classe D desenvolvidos pela própria equipa de investigação e desenvolvimento da Genelec. Estes novos amplificadores Classe D são extremamente eficientes e têm um índice de distorção extremamente reduzido, conseguindo ser mais leves e gerar menos calor do que os amplificadores Classe A/B em que a marca tem vindo sempre a apostar nos seus monitores da série 8000 e 6000. Beneficiando dos mais recentes desenvolvimentos da marca, estes novos monitores contam já com a tecnologia de gestão de corrente Intelligent Signal Sensing (ISS) que permite que os monitores entrem automaticamente em modo “stand by” quando não é detectado qualquer sinal áudio ao fim de determinado tempo, estado em que consomem menos do que 0,5 watts. Esta mesma tecnologia mais eficiente está ligada à nova fonte de alimentação desenhada pela Genelec e que conta com seleção de tensão automática, permitindo assim funcionar em qualquer canto do mundo com qualquer tipo de corrente de sector. Adicionalmente, estes novos monitores Genelec M Series contam com alto falantes de alto desempenho com controle de resposta que permitem compensar de forma simples a posição numa sala, tendo ligações tanto balanceadas em XLR/TRS como conectores RCA não balanceados.

Basicamente, os Genelec M030 utilizam um woofer de cinco polegadas, com um tweeter de cúpula de metal de 0,75”, sendo alimentados por amplificadores de 50 watts e 30 watts, respectivamente. A resposta em frequência em campo aberto vai dos 58Hz aos 20kHz (+/-3dB), com um pico de SPL a 103dB medido a um metro, com baixo índice de distorção. Estes monitores M030 medem 273mm x 190mm x 190mm e pesam 4,6kg.

Os modelos maiores, M040, contam com um woofer de 6,5 polegadas e um tweeter de cúpula de metal de uma polegadas, alimentados respectivamente por um amplificador de 80 watts e outro de 50 watts. A resposta em frequência medida em campo aberto vai dos 48Hz aos 20kHz (+/-3dB), sendo o SPL em pico de 107dB medido a um metro e com índices de distorção considerados baixos. Esta versão M040 mede 337mm x 235mm x 229mm e tem um peso de 7,4kg.

Segundo a marca, os Genelec M030 e os M040 vão chegar ao mercado em Junho de 2013 e vão custar 695 dólares e 995 dólares cada um, respectivamente. Ou seja, um par de M030 fica em 1390 dólares e um par de M040 vai custar 1990 dólares, MSRP.

Saiba mais…

www.genelec.com/products/m030/
www.genelec.com/products/m040/

Texto: Produção Audio
Autor: João Martins

Share

Filed Under: Novidades

Tags: , , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*