Yamaha e Steinberg anunciam Nuage: o sistema de pós-produção mais avançado do mercado

14.11.2012

Apresentada na InterBEE, feira onde os fabricantes japoneses lançam as suas novidades , ao primeiro contato com a nova superfície de controle Nuage a sensação é de arrebatamento. Com possibilidades e funcionalidades interessantes esta superfície totalmente integrada ao software Nuendo da recentemente adquirida pela Yamaha Steinberg suas funcionalidades alavanca as possibilidades de edição para pós produção a níveis jamais pensados.

Os vários componentes do sistema integrado Nuage comunicam totalmente entre si e com até três sistemas DAW via rede Dante (mais um exemplo da aposta da Yamaha na tecnologia da australiana Audinate, já presente nas mesas CL Series e outros seus sistemas digitais), sendo que cada placa interface PCIe Dante (Mac ou PC) possui uma latência muito baixa e permite um fluxo de áudio digital de até 128 canais bidireccionais a 192kHz, ou então 246 canais a 96 kHz. Se imaginarmos três estações de trabalho DAW equipadas cada uma com uma placa destas…

Seguindo em frente, este é um sistema que coloca a simplicidade de operação acima de tudo, permitindo criar todo o tipo de configurações que pensarmos de forma que possa ser criada uma configuração especifica para cada necessidade , seja para mixar som para cinema, para jogos, para broadcast, com um ou mais operadores em tempo real. O sistema Nuage é totalmente modular, permitindo assim também que comecemos por um sistema menor e ir crescendo de acordo as necessidades e capacidades que desejamos.

Os vários componentes do sistema são:  o Nuage Fader, uma superfície de 16 faders em dois blocos de oito faders, que junta no mesmo módulo os faders e vários potenciômetros que permitem ser assignados a várias funções, dando-nos assim a possibilidade de criar uma superficie que se adeque ao seu modo de mixar. E melhor ainda, estas superfícies alinham de forma perfeita com as telas LCD do sistema, o que permite termos uma visualização ideal do nosso channel strip do Nuendo. Outro módulo é o Nuage Master uma superfície de controle que conta com todas as funcionalidades em hardware que o software Nuendo tem para editar e fazer a gestão do projeto, sendo também totalmente configurável pelo usário. Temos ainda as unidades Nuage Workspace, que são superficies de trabalho que permitem ser configuradas para receber hardware de terceiros, criando assim unidades totalmente customizadas. As ligações analógicas e digitais são feitas através das unidades Nuage I/O, sendo que cada sistema vem de base com três unidades destas, permitindo 16 canais de entradas e saídas analógicas, 16 AES/EBU, ou oito digitais e oito analógicas.

A ser instalada no ou nos computadores são as placas PCIe Dante Accelerator, que dão a possibilidade ao Nuendo de trabalhar em latência mínima, em multipista, com capacidade de transferência de dados e em total redundância, o que é extremamente importante para salvaguarda de qualquer trabalho.

Segundo Nick Cook, director de marketing europeu da Yamaha Commercial Audio Systems Europa, “o Nuage permite a melhor combinação entre a tecnologia DAW, interfaces intuitivas, flexibilidade e garantia de trabalho. Acreditamos que esta será uma solução tecnológica importantíssima para o mercado de pós-produção. Este novo conceito põe em terra muitos dos “medos” escondidos que ainda existiam escondidos na indústria, mostrando e demonstrando que a Yamaha e a Steinberg estão determinadas a ser a resonhecidas como uma solução de excelência neste campo”.

Por seu lado, Andreas Stelling, Managing Director da Steinberg diz “o sistema Nuage é a pedra filosofal, ao fundir de forma quase perfeita um sistema dedicado de pós-produção com software e seu hardware, num ambiente de estúdio completo. Com a console Nuage o Nuendo 6 passa a ser neste momento a mais sofisticada plataforma de pós-produção existente, é com imenso prazer que disponibilizamos este sistema tanto aos nossos usuários antigos como a todos os eventuais novos usuários”.

A primeira vista gostámos muito das primeiras impressões sobre o sistema e acreditamos que certamente muito mais virá por aí.

httpv://youtu.be/tHpXAiex4xI

www.yamahaproaudio.com

www.yamahacommercialaudio.com

www.steinberg.net

Matéria Origina : Professional Audio PT Autor: António Gil

Share

Filed Under: ArquivoNoticiasNovidades

Tags: , , , , ,

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*