Sennheiser lança sistema digital – Serie 9000

A Sennheiser acaba de lançar seu novo sistema de sem fio o Digital 9000, que pode transmitir áudio completamente descompactado, livre de artefatos e com excelente dinâmica.

O novo sistema inclui o receptor EM 9046, com bastão ( handheld ) SKM 9000 e  bodypack SK 9000 , como e costume da empresa o sistema tem um conjunto completo de acessórios. O sistema Digital 9000 possui dois modos de transmissão: o modo de alta definição (HD) que transmite o áudio sem nenhuma compactação, livre de artefatos resultantes da conversão AD / DA , enquanto o modo Long Range (LR) foi projetado para ambientes de transmissão difícil com muitas fontes de interferência. Ele garante alcance máximo com um codec de áudio digital proprietário da Sennheiser.

“Este codec é altamente sofisticado e garante uma qualidade de áudio que é superior ao de um sistema de FM”, explica Kevin Jungk, gerente de produto para microfones sem fio da Sennheiser. “Esses dois modos fazem do 9000 o sistema digital sem fio mais versátil disponível no mercado, e o melhor adaptado para ambientes de missão critica.”

Além da sincronização via Infra Vermelho ( IR ) entre receptore e o transmissor e um loop de antena que facilita a criação de grandes sistemas de recepção,o Digital 9000 oferece um grande número de características notáveis.

Em primeiro lugar, o sistema não irá gerar quaisquer produtos de intermodulação – a linearidade elevada de todo o sistema, o conjunto  transmissor, receptore e antenas tem uma performance notável , e destacamos  design de engenharia e do  transmissor praticamente elimina a necessidade de complicados cálculos intermodulação. As Frequências de transmissão podem ser uniformemente espaçados sem gerar intermodulação, maximizando a quantidade de canais em ambientes de RF congestionadas. O receptor também mede automaticamente a perda do cabo RF entre o receptor e insere o reforço necessário para compensar esta perda. “Isso o torna o sistema sem fio mais fácil de operar para os usuários com menos conhecimento de RF”, acrescenta Jungk.

Um grande display com controles claramente definidos é o coração do receptor EM 9046. Três modos de exibição garantem que o engenheiro de RF ou de som tenha uma visão completa dos parâmetros mais importantes em situações ao vivo e pode alterar as configurações rapidamente através de uma interface intuitiva, com menus baseado em ícones. Um ou mais canais podem ser monitorados simultaneamente através da saída de fone de ouvido. O receptor é um rack que acomoda até oito receptores no formato de módulos. O sistema receptor cobre a faixa UHF 470-798 MHz (largura de banda de 328 MHz). Pode se integrar o sistema facilmente  em uma infraestrutura de RF já existente, o usuário pode escolher entre módulo de saidas balanceadas a transformador  ou digital AES3 , ou uma mistura de ambos.

A Configuração do sistema é facilitada por um analisador de espectro de RF gráfico interna  para verificar ocupação de RF no local do evento , e um gravador de nível de RF para verificar a recepção e otimizar posição das antenas.

O receptor também vai sugerir o melhor modo de transmissão para o ambiente que está sendo trabalhado, e definirá automaticamente um ganho apropriado para neutralizar perdas do cabo de RF. Os boosters de antena do sistema  podem ser controlado através do receptor, o que é útil para instalações com posições de antena remota. 0 Digital 9000 também oferece transmissão de dados criptografados, com chaves de decodificação geradas aleatoriamente. Com  criptografia envolvida, a transmissão de informações confidenciais podem ser protegidos contra interceptação do áudio transmitido. O receptor pode armazenar até 10 configurações diferentes para o sistema para que os set-ups já utilizados possam ser facilmente acessados e recarregados. O SKM 9000 handheld é compatível com toda a linha de capsulas Sennheiser: as Evolutiom G3 e Série 2000, bem como cápsulas Neumann KK KK 204 e 205. Além destas cápsulas, o bastão pode ser equipado com quatro cápsulas desenhadas especialmente para o sistema 9000.

Um coisa a se ressaltar do sistema 9000 e que ele, não emprega um compander e por isso esta  isento do ruído associado ao uso deste tipo de circuito, assegurando um grau de pureza de áudio características dos microfones com fio.

A SK 9000 bodypack é fácil de esconder e fácil de prender nas roupas do artista/ator, sua caixa construída de magnésio, que combina máxima robustez com baixo peso. O transmissor pode ser usado com uma grande variedade de microfones de lapela e auriculares bastando ter conexão do tipo Lemo de 3 pinos e tem uma entrada de linha para guitarras ou outros instrumentos. Para proteger o sistema 9000  contra interferências de frequências indesejáveis , o booster de antena AB 9000 foi equipado com oito filtros altamente seletivos para permitir que apenas uma janela de frequência específica possa passar. Sinais indesejados são assim bloqueado antes do primeiro componente ativo do circuito, aumentando a confiabilidade global do sistema. O filtro pode ser ajustado manualmente no booster ou remotamente pelo receptor através cabo da antena. O booster AB 9000 fornece um ganho máximo de 17 dB e está disponível nas versões stand-alone ou integrado na antena omnidirecional A9000 ou  na AD9000 direcional. Os booster estão disponíveis em dois ranges de frequências (470 a 638 MHz e 630-798 MHz) para cobrir toda a gama do receptor de UHF.

Os transmissores da série 9000 seguem a linha verde e são alimentados por packs de baterias recarregáveis que segundo a Sennheiser tem uma autonomia de 5,5 horas de uso com recarga total. Os bodypacks utilizam o pack BA que tem uma autonomia de 6,5 horas, a autonomia e monitorada com precisão através do receptor . O uso de baterias comuns também é possível.

O carregador L 60 pode recarregar dois baterry packs BA 60 ou BA 61 em qualquer combinação. As baterias atingem 70 por cento da carga em uma hora e carga plena depois de três horas, com o estado de carga e indicado por três LEDs coloridos . Até quatro carregadores podem ser encadeados e alimentado através de uma única fonte de alimentação. “O sistema 9000 Digital é uma ferramenta de precisão dos sistemas wireless”, conclui Jungk. “O espectro de frequências na atualidade é um recurso escasso, portanto precisamos de novos sistemas altamente precisos, cada parte do sistema 9000 Digital foi projetado para a maior eficiência no seu uso em campo. Nós colocamos muito esforço para alocar a maior taxa de dados possível para a transmissão áudio , chegamos o mais perto possível de um microfone com cabo, esse e o grande trunfo desse sistema. Porque o áudio é o que mais importa.”Because audio is what it’s all about “

Fonte: Prosoundweb

Saiba mais : CLIQUE AQUI

Traduzido por: Lazzaro

Share

Filed Under: Novidades

Tags: , , , , , , , ,

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Roque Fausto Almeida says:

    Ola Gente,
    Deixo aqui um pouco da minha experiência com a Serie 9000 em Montreux 12/07 com a artista Claudia Leitte Operando o seu Monitor e testando e fazendo o uso do 9000 com a seguinte configuração:
    EM 9046 receptor Faixa de frequência de 470-798 MHz
    5 bastões com cápsulas MD 9235
    2 transmissores de instrumentos SKM 9000
    L60 carregador de bateria
    A antena omni-direcional 9000 com AB 9000
    7 Saídas Analógicas.
    Apesar de ter usado apenas em um único show, as experiências obtidas no check sound e em real time junto ao especialista, responsável técnico Rolf Jack da Senhheiser da Alemanha, serviram e foram o bastante para a certeza de que se trata realmente de uma inovação completa num sistema wireless, um equipamento fácil de manuseio e interessante pela sua robustez, aparência, atraente, fantástico pela tecnologia utilizada pela Senhheiser.
    O primeiro ponto positivo do 9000, o analyser de frequências integrado no receptor mostra todo espectro de frequências, largura de banda é perfeito nesse quesito, segundo ponto, a medição automática da perda do cabo é assustador, terceiro ponto, a qualidade da cápsula MD9235 cardioide que foi usada no teste prova que além de todos esses itens positivos citados acima a Senhheiser acertou em cheio, sua potência, o poder do microfone é algo surreal comparando com tudo que eu ja vi,um outro ponto importantíssimo é a velocidade para sincronizar os seus transmissores e receptores é facílimo.
    Espero que eu tenho conseguido passar um pouco do que eu obtive, que eu possa ter ajudado com informações úteis sobre esse poderoso microfone.

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*