Dividir Conhecimento

O que seria de todos nós se tudo o que foi descoberto não fosse dividido com as demais pessoas? Saberíamos tudo o que sabemos hoje? A tecnologia seria o que é? As pessoas seriam o que são? O mundo, mente, espírito enfim, tudo…seria o que é hoje?

Estudos de anos e anos morrendo junto com o pesquisador… Ou então pior, uma pessoa pesquisando sobre um determinado assunto e seu vizinho fazendo o mesmo, porém os dois sem contato não sabem que isto está ocorrendo. Obviamente se soubessem poderiam tirar conclusões melhores e mais rapidas.

Se as pessoas não souberem/quiserem dividir o conhecimento descoberto, elas estão perdendo a oportunidade de evoluir(mesmo que essa conclusão seja uma forma egoísta de pensar, é uma conclusão válida).

Agora colocando os pontos de conclusão “altruísta”. Com certeza, se você ensinar alguém algo que você sabe, mesmo que seja um “atalho tosco” em algum software(ou algo muito simples mesmo), você irá receber algo em troca. Às vezes algo pequeno(outro atalho tosco) ou então algo grande como(a gratidão daquela pessoa e sua amizade). Concluindo, dividindo conhecimento só tem a ganhar(às vezes, mais conhecimento).

Algumas pessoas tem medo dessa troca. Tem medo de que aquele fato que ela descobriu deixe de ser uma descoberta e se torne normal(de qualquer forma, um dia deixará de ser, é uma questão de tempo apenas). Ou então que ela deixará de ser um destaque por ter possuído aquela descoberta a mais.

Compreendo que existem coisas que levamos muito tempo para conseguir entender e/ou fazer, e então ficamos com o pé atrás de passar aquela informação(ou material) de graça para alguém, porém ao realizar todo o processo de pesquisa e construção, com certeza, se aprendeu muito mais do que o resultado final por si só.

Acredito que todo(conscientemente eu digo), todo conhecimento deve ser exposto. Claro, isso tem uma hora certa ou um modo certo de ser feito, mas do mesmo, sempre deve ser passado adiante. O verdadeiro criador sempre será o mesmo, então quem fez com certeza terá capacidade de continuar construções de outras pesquisas e descobertas( ao contrário de quem pegou a informação de graça).

Com certeza, o mundo, pessoas, enfim o TODO, nunca seria como é hoje. E com certeza, pode ser melhor se esta divisão de conhecimento sempre for feita. Isso se torna um ciclo fazendo com que evoluamos mais rápidamente e juntos.

Se alguém pensou que eu escrevi este texto esta redondamente enganado eu acabei de DIVIDIR esta informação publicada no blog do TOBA e esse é o proposto deste post estimular os membros do GIGPLACE a participar acrescentando e dividindo conhecimento na comunidade GIGPLACE.

Share

Filed Under: ArtigosLazzaro

Tags: , , , , , , , ,

Comments (14)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. Naio Elo says:

    Ótimo texto e para contribuir assistam alguns vídeos que fi sobre os softwares com os quais trabalho.
    http://www.youtube.com/user/NairoElo?feature=mhee

  2. Denio Costa says:

    Conhecimento, é dividindo que se multiplica.

  3. Ricardo Gama Baptista says:

    Dividindo conhecimento e compartilhando ideias podemos somar mais do que dividir.

  4. WAlter Ullmann says:

    Existe uma razão mais egosita nessa parada de se dividir / repassar conhecimento !
    Coisa simples, pois qto mais vc tenta passar seu conhecimento à frente, mais vc prende.
    Aquele que mantem as coisas so para si, não aprende muita coisa ….

  5. Dividir o conhecimento é crescer como profissional e como pessoa. Faz você aprender mais sobre o assunto compartilhado e se sentir mais seguro profissionalmente. Compartilhar conhecimentos dá uma leveza na alma levando você a fazer parte da grande corrente universal do BEM!
    Quem sabe, compartilha; quem não sabe,esconde,oculta o saber!

  6. A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento, Umas das coisas mais belas é dividir esse conhecimento, com aqueles que tem sede de um novo mundo, um mundo a não muito tempo atrás reservado a poucos, e que agora começa a se revelar. eu amo o que eu faço, eu amo o áudio.

  7. Vander Fantoni says:

    “Compartilhar conhecimento enriquece a alma e fortalece uma nação”

  8. Renato Carneiro says:

    Meu Pai me contou como sendo um ditado chinês:
    Se você troca um objeto com uma pessoas, cada um continua com UM objeto, mas se
    você troca uma idéia com uma pessoa, cada um fica com DUAS idéias.
    Abratz

  9. Valmir Lima says:

    Quando você compartilha o seu conhecimento, você não está apenas dividindo ou repassando informação, você está abrindo espaço para a troca e para o crescimento como pessoa e profissional. Seu e do outro.

  10. Eduardo Neves de Lara (Susse) says:

    Resumindo em poucas palavra, QUANTO MAIS VOCÊ ENSINA OU COMPARTILHA MAIS VOCÊ APRENDE!!!

  11. Anselmo Gonçalves says:

    Em suma… É ensinando que se aprende!

  12. douglas says:

    pq no mundo onde tudo e dinheiro esta seria a forma mais justa e mais humilde de tentar aprender e ensinar akeles q nao tem como chegar a certas informaçoes

  13. Jarverson Oliveira says:

    Dividir conhecimento é a melhor forma de desenvolvimento pessoal e coletivo.

  14. Lazzaro says:

    Comentarios Fechados as 23:36 03.08
    Ganhador por sorteio aleatório:
    5 comentário por ordem de postagem(reaultado via random.org)
    Ganhador:Fernando Gundlach

    Melhor frase: Gabriel Soares

    Agradeço a todos que participaram desta promoção.

    Lazzaro – Moderador