Bate Papo Gigplace -AudioReporter com Carlos Freitas

No próximo dia 21.11 as 21hs você poderá falar com Carlos Freitas – Engenheiro de Masterização no ClassicMaster seu estúdio, o assunto principal será LOUDNESS, e por consequência a Loudness War entenda mais um pouco sobre isso. Leia o texto abaixo:

A guerra loudness é um termo pejorativo para a competiçao entre as masterizações para se conseguir o maior volume final para cada single lançado. O fenômeno foi relatado pela primeira vez no que diz respeito às práticas de masterização visando o maior volume final possivel ainda no periodo dos EP’s de 7” aqui no brasil conhecidos como compacto que eram distribuidos com os singles para divulgaçao. . A tecnica consiste em obter o máximo nível de pico que as gravações analógicas permitiam naquela época, os limites nesse tempo eram ditados pelos equipamentos de gravaçao e reprodução do vinil e fitas cassete.
Com o advento do Compact Disc (CD), a música passou a se codificada para um formato digital, com uma amplitude de pico máxima bem definida . Uma vez que a amplitude máxima da midia  CD é atingida, o Loudness ( sensaçao de volume ) pode ser aumentada ainda mais através de técnicas  de processamento de sinais,tais como compressão dinâmica e equalização. Engenheiros de Audio, geralmente Masterizadores  podem aplicar elevadas taxas  de compressão numa gravação até que picos sejam nivelados na mais alta amplitud . O uso de compressão para aumentar a faixa dinamica de um programa digiral pode intruduzir clipping e distorçoes,  os albuns atuais na sua maioria buscam soar altos usando o processo de compressão dinamica mesmo sob a pena de sacrificar a qualidade sonora em funçao de volume ou a sensaçao de Loudness. A escalada competitiva de loudness tem levado os fãs de música e membros da imprensa musical para se referir ao . álbuns afetadas como “vítimas da  loudness war”[2] 

Veja abaixo alguns exemplos:

httpv://youtu.be/dcKDMBuGodU

Contamos com sua presença para discutir esse importante assunto…
Assista aqui mesmo nessa página dia 21.11.2011 o bate papo com o Carlos Freitas.

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Loudness_war

Links interessantes:
Classicmaster
AudioReporter – Blog
Gigplace – Blog

Share

Filed Under: Evento

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

*