IEM e Earpieces – Guia de tipos e modelos Parte 2

Há muito tempo os monitores de ouvido sem fio, IEM deixaram de ser exclusividade dos POPStars , todo musico já considera a possibilidade de ter seu sistema, bem como um fone moldado de qualidade. Muitas locadoras e mesmos casas de show possuem seus proprios sistemas devido a praticidade e muitos musicos tem mais de um par de fones moldados pois passaram a confiar nesses equipamentos como aliados a sua performance.
A maioria dos sistemas atuais de IEM tem múltiplas frequências e situam sua faixa de frequência entre 5 a 5 canais de TV UHF comerciais, para assegurar um funcionamento sem interferências muitos sistemas possuem grupos de frequências pré programados e livre de intermodulação entre os sistemas e para se precaver de interferências externas alguns sistemas possuem um sistema de SCAN embutido que procura frequencias livres para sintonizar seus transmissores.
O numero de sistemas que podem operar em conjunto é determinado pelo numero de canais de TV operando naquela faixa de frequência. Alguns sistemas possuem vários grupos de frequências já programados, cada um otimizado para diferentes grupos de canais de TV, as frequências próximas ao canal de TV 37 ( 608 – 614 MHz ) levam certa vantagem porque o FCC reservou alguns espaços vagos ( White Spaces ) para o uso por transmissores de radiação restrita.

Transmissores de radiação restrita como IEM tem sua potencia limitada geralmente a 50mW, com um ajuste de Squelch podemos operar sistemas em ambientes hostis em interferências , baixando o nível de potencia de saída de RF evitamos os problemas de multipath ( cancelamentos ) em palcos pequenos.
Os sistemas analógicos transmitem sinais stereo usando multiplexaçao de FM (MPX) , e a sua separação da imagem stereo e bem menor que os sistemas com fio, por esse motivo sinais com o posicionamento de PAN de 5 e 7 horas soam como se estivessem a 9 e 3 horas.

Outro detalhe interessante e que a separação de canais cai ainda mais abaixo da frequencia de 200 Hz e acima de 8 kHz por esse motivo que guitarras e vozes quando abertas no PAN parecem melhor posicionadas que bumbos e pratos.

Veja abaixo as caracteristicas técnicas dos sistemas de IEM mais comuns no mercado:

Tipo e duração das baterias: 9V, 5 – 7 horas
Potençia de Audio: 100mW @ 32ohms
Saída de RF: 10/50/100mW, selecionável
Grupos de Freq(Mhz):470 – 506 MHz (G6), 506-542 MHz(G7),596-632MHz(K1),656-692MHz(L6)TV 14-19 (G6), Grupos de Freq (Canais de TV): TV20-25  (G7), TV 36-40 (K1), TV 45-50 (L6),
Resposta de Frequencia: 35 – 15.000Hz
Max. Unidades/Grupo: 20
Caractéristicas: Modo Engineers Cue, Mute de RF, Reforço de Altas Frequências, Sync via IR, RF Scan, Automatic Gain Control

Tipo e duração das baterias: 2xAA, 6-8 horas
Potençia de Audio: 150mW @ 16ohms
Saída de RF: 10/100mW , selecionável
Grupos de Freq(Mhz): 500 – 530MHz (BD7), 570-600MHz (BD8)
Grupos de Freq (Canais de TV): TV 19 – 23 (BD7), TV 30-35 (BD8)
Resposta de Frequencia : 35 a 15000Hz
Max. Unidades/Grupo: 14
Caractéristicas: Filtro HiPass, simulador Binaural, Compressão, Auto lock, Auto Scan, Limiter e Squelch Ajustável

Tipo e duração das baterias: 2xAA, 12 horas
Potençia de Audio: 100 mW
Saída de RF: N/D
Grupos de Freq(Mhz): 638 – 662MHz
Grupos de Freq (TV): TV 42 – 45
Resposta de Frequencia: 30 – 15000Hz
Max. Unidades/Grupo: 16
Caractéristicas: Pad 10 dB, BNC antenna, Reforço de Altas Frequências, Limiter

Tipo e duração das baterias: 3xAA, 6 horas
Potençia de Audio: 80mW @ 32 Ohms
Saída de RF: 100 mW
Grupos de Freq(Mhz): 902 – 928 MHz ISM band
Resposta de Frequencia: 20 – 20000Hz
Latência: 0,5ms AES, 1 ms analógico
Max. Unidades/Grupo: 8 no modo stereo, 4 em Quad Mode
Caractéristicas: O Quad mode permite o uso de 2 canais MEUS , além do L/R , 48/24 digital

Tipo e duração das baterias: 2xAA, 10 horas
Potençia de Audio: 50 mW @ 32 Ohms
Saída de RF: 10/100 mW, selecionável
Grupos de Freq(Mhz): 620 – 644 MHz
Grupos de Freq (TV): TV 39 – 42
Resposta de Frequencia: 50 – 15000Hz
Max. Unidades/Grupo: 8
Caractéristicas: Recepçao Diversity, Limiter, Squelch Ajustável

Tipo e duração das baterias: 2 x AA, 10 horas
Potençia de Audio: 50 mW @ 32 Ohms
Saída de RF: 10 / 100 mW, selecionável
Grupos de Freq(Mhz): 620 – 644 (6A), 644 – 668 (6B), 668-692 MHz (6C)
Grupos de Freq (TV): TV 39 – 42 (6A), TV 43 – 46 (6B), TV 47 – 50 (6C)
Resposta de Frequencia: 50 – 15000Hz
Max. Unidades/Grupo: 8
Caractéristicas: Recepção Diversity, Limiter, Squelch Ajustável

Tipo e duração das baterias: 2xAA, 8 horas
Potençia de Audio: 65 mW @ 32 Ohms
Saída de RF: 10 / 50 mW, selececionável
Grupos de Freq(Mhz): 575 – 608 MHz (L), 614 – 647 MHz (M)
Grupos de Freq (TV): TV 31 – 36 (L), TV 38 – 43 (M)
Resposta de Frequencia: 60 – 13.000Hz
Max. Unidades/Grupo: 16
Caractéristicas: Auto SCAN, Squelch Ajustável, mini TRS Pack Input, Limiter com 3 estágios, input pads dual 10 / 20dB

Tipo e duração das baterias: 2xAA, 4 – 6 horas
Potençia de Audio: 100 mW @ 32 Ohms
Saída de RF: 10 / 30 mW, selecionável
Grupos de Freq(Mhz): 516 – 558 MHz (A), 566 – 608 MHz (G), 626 – 668 MHz (B),
Grupos de Freq (TV): TV 21 – 28 (A), TV 30 – 36 (G), TV 40 – 46 (B)
Resposta de Frequencia: 25 – 18000Hz
Max. Unidades/Grupo: 16
Caractéristicas: Auto SCAN, Auto Lock, GEQ 5 bandas, Recepção Diversity, Reforço de Altas Frequências, Sync via IR, Gerenciamento via computador através do Software WMS Network

Lazzaro

Texto traduzido baseado no In Ear Monitor de Mark Frink Live Sound Int Fevereiro 2011

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